26 novembro, 2010

História da Biomedicina


Inicia-se em 1966 na Escola Paulista de Medicina (EPM), conhecido como 'Ciências Biológicas'. O curso foi criado com a visão de capacitação de futuros docentes e pesquisadores nas áreas de biologia e medicina. A primeira turma se formou em 1971 na Universidade Federal de Pernambuco.

E ao passar do tempo vários cursos com a mesma denominação, foram criados em outras regiões, com objetivos e grade curricular distintas.
A regulamentação da profissão foi criada através da LEI Nº 6.684, DE 3 DE SETEMBRO DE 1979, que regulamenta as profissões de Biólogo e de Biomédico, cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Biologia e Biomedicina, e dá suas outras providências.

Você deve estar se perguntando, mas Biologia e Biomedicina? Por quê juntos? Como dito, era conhecida como
'Ciências Biológicas', mas tivemos o desmembramento dos conselhos Federal e Regional de Biomedicina e de Biologia através da LEI Nº 7.017, DE 30 DE AGOSTO DE 1982.

Antes do desmembramento das profissões, em
11 DE SETEMBRO DE 1979 a partir da LEI Nº 6.686, Ciências Biológicas foi autorizada para atuar sobre o exercício da análise clínico-laboratorial os que venham a concluir o mesmo curso até julho de 1983.

Mas a partir de outra lei, a
LEI Nº 7.135 DE 26 DE OUTUBRO DE 1983, é vedado o exercício de análises clínico-laboratoriais aos diplomados em Ciências Biológicas modalidade médica, que tenham ingressado nesse Curso após julho de 1983.

O Biomédico somente será permitido ao portador da Carteira de Identidade Profissional, expedida pelo Conselho Regional de Biomedicina da respectiva jurisdição, ai que surgiu a nossa carteira de Identificação Profissional Biomédica.
DECRETO Nº 88.439, DE 28 DE JUNHO DE 1983, CAPITULO I Disposição Preliminar , ainda conhecida nessa época como Ciências Biológicas.

Já se perguntou o porque o dia do Biomédico é dia 20 de novembro..? Através da Representação 1256-5 DF, de 20 de novembro de 1985 pelo Supremo Tribunal Federal, estava, assim, assegurado definitivamente, o direito do Biomédico de exercer as análises clínico-laboratoriais. A profissão passava a ser fiscalizada pelos Conselhos Federal (CFBM) e Regionais de Biomedicina (CRBM).

Tentei fazer o mais claro e resumido possível, espero que esteja esclarecido. Mas se você ainda quer saber mais sobre essa profissão surpreendente, baixe o livro da Valorização da Biomedicina.


0 comentários:

Postar um comentário